jusbrasil.com.br
3 de Abril de 2020

Compliance corporativa é vital para sua Empresa

Mas o que é Compliance?Para que serve a Compliance?Porque é vital para sua empresa?

Rodrigo F Maia, Advogado
Publicado por Rodrigo F Maia
há 2 anos

Antes de continuar gostaria de destacar: COMPLIANCE É E SERÁ VITAL PARA SUA EMPRESA, seja ela de pequeno médio ou grande porte.

Também sendo denominada Governança Corporativa ou Gerência Jurídica Empresarial, a Compliance (termo em inglês que significa “conformidade”) é muito mais que uma palavra bonita ou uma “modinha passageira” no meio do cenário empresarial. Compliance é cuidado, é atenção, é consideração, é prevenção, é zelo, é governança com todos os aspectos mais importantes relativos à operação de uma empresa.

Vamos abordar a definição de COMPLIANCE, sua abrangência dentro de uma empresa e sua importância como ferramenta de crescimento institucional e reconhecimento mercadológico para qualquer empreendimento que busque consolidação e permanência.

Se você entende que sua empresa precisa estar sempre adequada aos padrões legais, técnicos e de gestão, então você precisa de COMPLIANCE não apenas como uma ferramenta, mas como uma verdadeira filosofia de atuação, algo que dará a certeza de transparência e solidez ética e moral de seu empreendimento.

O QUE É COMPLIANCE?

COMPLIANCE é colocar a empresa em conformidade com as leis, os processos, as regras e as práticas morais e éticas exigidas para uma operação saudável e dentro de todos os padrões definidos para sua atividade e segmento, tanto do ponto de vista interno quanto externo.

A velocidade do avanço tecnológico, que permite uma maior expansão das empresas é a mesma que proporciona maior capacidade de fiscalização e controle por parte dos órgãos responsáveis, em todas as esferas, sejam elas legais, jurídicas, tributárias, de mercado ou gestão.

O alegado desconhecimento de leis, normas, regras ou procedimentos não é mais uma desculpa aceitável para livrar uma empresa de problemas diante dos órgãos responsáveis pela fiscalização e pelo controle. Cada vez mais, mecanismos melhor sintonizados, vão tornando impossível que alguma irregularidade, intencional ou não, passe despercebida aos olhos, lupas e robôs que atuam na sua detecção.

A COMPLIANCE é uma atividade avançada da empresa, que atua basicamente com a PREVENÇÃO, buscando o ajuste de todas as operações praticadas, de forma que tudo esteja adequado às legislações, gerais e específicas, garantindo integridade jurídica e ampliando a imagem de empresa ae cumpridora de suas obrigações.

COMO FUNCIONA O COMPLIANCE?

COMPLIANCE interpreta as leis, normas e regras que regem a atividade de uma empresa, seu segmento e mercado. A partir desta interpretação, as operações internas são ajustadas e adaptadas, de forma a garantir que tudo esteja sendo feito em acordo com as exigências legais e que, a qualquer momento, documentos, procedimentos e sistemas possam ser auditados e fiscalizados, sem que a empresa incorra em problemas de ordem jurídica, em decorrência de processos mal feitos, normas não cumpridas ou ausência de documentos.

COMPLIANCE é, em pratica comum, uma CONSULTORIA, não confundir com XERIFE, pois o objetivo é atuar em harmonia com todos os envolvidos. Não é uma caça pura e simples a pessoas e “culpados”, mas uma busca por adaptação e melhorias em processos, onde tudo parte de análise e diagnóstico, evoluindo para a implementação e treinamento, resultando numa operação afinada, com controles claros e transparentes, garantindo segurança e promovendo tranquilidade e satisfação a todos os envolvidos.

COMPLIANCE pode ser um departamento da empresa, com profissionais destacados apenas para esta função, mas a opção melhor aceita e praticada é a contratação de profissionais especializados na forma de consultoria, oferecendo o conhecimento e orientação na análise, na implementação e, de forma mais permanente, no controle e melhoria de todos os processos.

A aplicação de COMPLIANCE vai exigir conhecimento pleno de processos, bem como potencial de interpretar e construir caminhos para melhorar as operações, garantindo segurança e transparência.

QUAIS AS VANTAGENS DO COMPLIANCE?

COMPLIANCE é vital para sua empresa porque é organização e organização só traz vantagens.

Inicialmente vem a SEGURANÇA, com documentos e processos, além da certeza de estar operando dentro da lei e de forma correta. Isso não tem preço.

COMPLIANCE é EFICÁCIA e EFICIÊNCIA. Melhora processos de forma contínua, afina operações, dá mais confiabilidade aos processos de segurança da informação, o que afeta diretamente a qualidade das DECISÕES.

COMPLIANCE previne fraudes, aumenta a qualidade da contabilidade e melhora a gestão de riscos, além de proporcionar resposta instantânea às fiscalizações e auditorias internas e externas, o que amplia a CREDIBILIDADE da empresa.

COMPLIANCE também é MARKETING, pois contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa aos olhos do mercado. Uma empresa que é vista como cumpridora de obrigações legais e institucionais, aumenta sua popularidade e aceitação, pois demostra adotar boas práticas como filosofia.

Em estágios mais avançados, o COMPLIANCE também proporciona algumas vantagens objetivas, como descontos reais em linhas de financiamentos por parte do sistema financeiro, uma maior valorização institucional, o que proporciona um reflexo acionário positivo ao empreendimento.

CONCLUSÃO:

COMPLIANCE é vital para sua empresa porque permite respirar a plenos pulmões.

Quanto mais consciência uma empresa tiver, de que não existe mais como operar em cima da tese do “jeitinho”, mais ela vai se aproximar da profissionalização e este é o primeiro degrau para a consolidação e crescimento.

Uma empresa precisa de RESPONSABILIDADE SOCIAL e cumprir com todas as suas obrigações é parte disto. COMPLIANCE é uma ferramenta de governança empresarial, portanto, é indispensável para quem valoriza a RESPONSABILIDADE SOCIAL como elemento indispensável de sua operação.

Sua empresa precisa estar sintonizada com este mundo onde a informação transita com enorme agilidade e os controles e mecanismos que os órgãos responsáveis utilizam, permeiam as entranhas de seu negócio e você fica completamente transparente.

É claro que você não está preocupado em esconder algo, até por isto os cuidados devem ser muito maiores, para que não ocorra a injustiça de, ao ser constatada alguma irregularidade, sua imagem fique comprometida como alguém que tentava fugir de algum compromisso, o que é o bastante para comprometer, por vezes, a imagem inteira do empreendimento, que só você sabe o quanto custou para construir

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)